data-filename="retriever" style="width: 100%;">Ao discutir negócios, muitas vezes, você ouvirá o termo "sustentabilidade". E, embora você saiba o significado da palavra, talvez, não consiga conectá-la ao seu negócio de e-commerce. Em 2021, as vendas de e-commerce no varejo totalizaram aproximadamente U$ 4,9 trilhões em todo o mundo (Statista). Prevê-se que este número cresça 50% nos próximos quatro anos, atingindo cerca de U$ 7,4 trilhões até 2025. Mas quais são os pilares da sustentabilidade?
Ambiental - Acompanhar e focar na redução do impacto ao meio ambiente pode ter um impacto positivo no planeta e um resultado financeiro positivo, à medida que mais e mais consumidores valorizam os esforços que estão sendo feitos.
Econômico - Para que uma empresa permaneça solvente, ela precisa se concentrar em na própria viabilidade e lucratividade como empresa. Dito isto, para ser sustentável, o lucro não pode vir à custa dos outros dois pilares.
Social - O pilar social inclui operar de forma que beneficie os funcionários e a comunidade do entorno de acordo com a licença social. Também, significa prestar atenção em toda a sua cadeia de suprimentos e garantir que as pessoas envolvidas na criação de seus produtos sejam tratadas e remuneradas de forma justa.
Neste artigo, o foco será no pilar ambiental. Precisamos tomar melhores decisões sobre as coisas que compramos e as viagens que fazemos. Tanto as marcas quanto os varejistas têm uma grande oportunidade de incorporar e endossar a sustentabilidade em sua produção, embalagem e mensagens, bem como em seus métodos de entrega.
Estímulos digitais verdes ajudam os consumidores a tomar melhores decisões, além de impulsionar coletivamente as empresas a adotar práticas sustentáveis por meio da pressão do consumidor.
Para os varejistas, o comércio eletrônico vem com frete. E, com o envio vêm caixas, emissões de carbono e muito material de embalagem de plástico, o que significa que cada uma dessas compras teve um impacto no meio ambiente.
Como é improvável que o consumo global diminua tão cedo, o setor de comércio eletrônico agora está focado em ajudar a oferecer sustentabilidade, melhorando diferentes aspectos de suas operações.
É mais fácil falar do que fazer, pois o setor tem que lidar com desafios como implantar mais soluções logísticas para atender à demanda aumentada, produzir mais embalagens para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes com segurança e o desafio de lidar com mercadorias e embalagens devolvidas. Algumas práticas podem auxiliar nesse processo.
Adote práticas de transporte ecológicas - Tornar seu processo de envio mais sustentável é uma das maneiras mais simples de reduzir seu impacto ambiental.
Escolha embalagens recicladas e sustentáveis ao selecionar caixas e materiais de embalagem. Envie a granel sempre que possível. Incentive os clientes a reutilizar ou devolver quaisquer recipientes de produtos. Considere fazer uso da opção de remessa neutra em carbono, ser carbono neutro significa reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação, que pode ser feita pela compra de créditos de carbono ou recuperação de florestas em áreas degradadas. Você pode adicionar uma opção no checkout para que os clientes paguem os custos de compensação, se desejar.
É essencial entender seus clientes e as causas com as quais eles se preocupam. Além disso, considere o que sua marca representa e se isso é claro para seus clientes. Para o bem ou para o mal, alguns dados demográficos e bases de consumidores darão um prêmio menor à sustentabilidade do que outros.
Embora a adoção de práticas de comércio mais sustentáveis seja positiva, você pode não ver um ROI semelhante se seu público específico não for focado em sustentabilidade. Além disso, as empresas de comércio eletrônico devem fazer a devida diligência suficiente para fazer mudanças genuínas que tenham uma diferença mensurável.
A mudança é inevitável. Reduzir. Reuso. Reciclar não é mais apenas um slogan. É uma chamada à ação que os consumidores estão respondendo agora.